ARTE POR João morais

       Após Hitler desobedecer aos poucos o tratado de versalhes e mergulhar sua ídelogia extremista em um mar profundo de guerra que deixaria marcas e consequências que nos acercam até hoje, após descobrirmos o quão nós seres humanos podemos chegar no quesito crueldade e desumanidade chegamos a conclusão que a revolução cognitiva só deu poder para o homem tranformar a história do mundo em si numa grande crise existencial em sí. (Lembrando que não estou incluindo apenas as forças do eixo, atribuo aos dois lados, ambos cruéis em ter que proporcionar ao mundo tamanha desumanidade. Não defendo lados na guerra, defendo exclusivamente a paz, não deveria nem chegar a esse ponto, é isso que eu defendo).

    Mas depois do fim da guerra só foi o começo de tantas outras, em 1945 o nazismo só foi vencido, a guerra só tinha começado. Com a ascensão das duas potências vitoriosas da grande guerra começa uma corrida de disputa armamentisa, política, tecnológica, econômica e social representadas por duas ideologias rivais (capitalismo representado pelo Estados Unidos e comunismo representado pela União Soviética.) O mundo se dividiu e assim causou um impacto que mudou o rumo de toda a nossa existência. A guerra fria é interpretada por poucos assim, mas de todas as histórias que esse mundo presenciou nada mais abalou e vai abalar nossa vivência como essa guerra de ideais.

      A guerra fria tem esse nome por essas duas potências nunca entrar em um conflito direto, por isso o termo "frio", mas não se engane, ao redor delas o mundo estava em chamas que nunca foram capazes de se apagar. O conflito é o motivo das duas Coréias se separar ideologicamente e entrar em conflito armado entre Sul (capitalista) e Norte (comunista) em 1950. Motivo da guerra no Vietnã, oficialmente travada entre o Vietnã do Norte e Vietnã do Sul, o exército norte-vietnamita era apoiado pela União Soviética, China e outros aliados comunistas, enquanto os sul-vietnamitas eram apoiados pelos Estados Unidos, Coreia do Sul, Austrália, Tailândia e outras nações anti-comunistas pelo Mundo em 1955. Também foi motivo de um muro ser criado dividindo Berlim (capital da derrotada Alemanha nazista) em dois. Alemanha Oriental, Socialista e Alemanha Ocidental, capitalista. A Alemanha Oriental com influência soviética criou o muro para impedir qualquer ultrapassagem para a Alemanha Ocidental, dando ordem para matar quaiser um que tentasse ultrapassar, que provocou a separação de dezenas de milhares de famílias berlinenses. Desencadeou a Guerra do Afeganistão, A Revolução Cubana, teve influência na Ditadura Militar de 64 aplicada no Brasil, foi motivo de Bob Marley levar quatro tiros alvo de um atentado político, motivo indireto do maior desastre nuclear da história, surgimento do Movimento dos Panteras Negras entre outras várias consequências históricas que surgiu após o ínicio do conflito. O mundo estava dívidido.

     A forma que você esta lendo esse texto, digo, a roupa que você esta usando, como é o cômodo em que você está lendo isso ou o que está passando na televisão ao seu lado tem total ligação direta com a guerra fria, quase tudo (se não, tudo) que vivemos hoje tem certa conexão nessa concorrência entre os dois países. Sabemos que os Estados Unidos se saiu melhor nessa disputa fazendo com que ele se tornasse a grande potência mundial, e com isso nos adaptamos a esse estilo de vida capitalista que nos foi imposto, fazendo com que eu consiga imaginar o básico das respostas das questões acima, mas e se o governo ditatorial comunista de Stalin ganhasse e a União Soviética se tornasse a grande potência mundial? Eles tinham tanto potencial quanto os americanos. Como seria o mundo hoje? Que roupa você estaria usando? Como seria o cômodo que você estaria lendo isso? Seria obrigatório um quadro do ditador nesse cômodo? O que passaria na televisão ao seu lado? Propaganda do governo comunista durante 24 horas? Pera, você estaria lendo isso? É por isso que essa guerra foi um marco, ela ditou como está sendo nosso estilo de vida agora nesse exato momento por todo o mundo. Se você esta lendo esse texto nas cincunstâncias pela qual você se encontra agora provavelmente foi por conta da guerra fria, mas de frio, só os humanos.

     Se for para analisar em um contexto histórico o problema nem são as ideologias, capitalista ou comunista, mas sim a ambição do ser humano ao controle delas. Sabemos que político algum conseguiu manusear da política de uma forma justa e igualitária, sempre provando da sua má fé e nível, se corrompendo ao capital. Corruptos. Sabemos que nenhum governo ditatorial funciona, tanto de esquerda ou de direita, apenas não funciona. Aceite. A melhor forma de vida em sociedade é a democrácia. É a única ideologia e forma de governo que vejo que prega a igualdade e liberdade tanto de vivência como de expressão. Sem totalitarismo, sem concentração de poder a um só líder, sem imperialismo, sem colonismo, sem militarismo, sem branquitude, sem desigualdade de qualquer tipo e principalmente sem o Cristianismo.

     Mas infelizmente isso não foi aplicado, aliás, nada disso foi aplicado, pior, aconteceu tudo ao contrário.  O totalitarismo foi aplicado causando genocídios em massa por todo o mundo. Concentração de poder em um só líder esteve presente em vários países como Portugal, Alemanha, União Soviética, China, Espanha, Ítalia, Coreia do Norte entre tantos outros. Imperialismo reinou durante séculos, principalmente no Japão durante a segunda guerra mundial. Colonismo? Puff. Hoje o militarismo reina ao lado do sistema e dos corruptos que cito acima, as mílicias tomaram proporções estrondosas virando uma maquina de genocídio negro e periférico. A branquitude até hoje não é quebrada causando graves e constantes casos de racismo, reforçando a desigualdade causada pela escravidão e a falta de suporte aos negros após abolição, retardando o desenvolvimento social mundial. A desigualdade e o ódio está disseminado por todo o mundo causando graves casos de superioridade social, reforçando a idéia errônia de classificar pessoas normais como todas as outras de minorias. O catolicismo usou de uma ficção para ganhar seguidores, poder e ser assim a maior comunidade religiosa existente. Ditou a desigualdade social, queimou opositores, financiou os nazistas e abrigou pedófilos. O poder sempre esteve nas mão dos vilãos e hoje pagamos o preço por isso.

   E vamos continuar a pagar por um bom longo tempo. Esse estilo de vida caótico já está estabelecido e enraizado na nossa história de vida que passa a ser impossível reconstituir uma nova sociedade livre e democrática. Como vamos transmitir uma mensagem de harmonia e equilibrio para bilhões de pessoas por todo o mundo que pensam de uma forma tão divergente, que não existe diálogo mas sim uma pensamento conflituoso entre todas essas ideias. Impossível. Nascemos e vamos morrer com essa guerra proclamada. Um dia conheci um senhor totalmente sábio que ao desenrolar da nossa troca de ideias me explicou que a palavra 'Tradição' significava 'Dar'. Ou seja, o que a geração passada nos deu como tradição foi o que ela recebeu da geração anterior e assim sucessivamente. O que nossa geração passada nos deu como tradição? Intolerância, Homofobia, Extremismo, Racismo, Xenofobia, Machismo entre tantos outros pensamentos e ideologias malignas que mata todos os santos dias. A pergunta é, o que vamos oferecer a nossa geração futura?

 

 

TEXTO POR LEO ANTONIO

  • Instagram Social Icon